English Español Français Deutsch Italiano Portugu√™s Româna

INICIATIVAS

No sentido de concretizar a sua missão, o grupo Women for Positive Action desenvolveu uma série de iniciativas destinadas a sensibilizar a população para os problemas que rodeiam as mulheres com HIV. A finalidade destas iniciativas é incentivar a educação e estimular a comunicação entre as mulheres com HIV e os profissionais de saúde e promotores/líderes comunitários envolvidos no seu tratamento e apoio.

Módulos Educativos

No centro de recursos, pode fazer o download de módulos de diapositivos sobre tópicos-chave que são relevantes para as mulheres, para os profissionais de saúde e para a comunidade. Os módulos incluem uma visão geral das descobertas de investigação mais relevantes, das directrizes de tratamento e de estudos de casos concebidos para orientar o utilizador.

  • HIV, concepção, gravidez e contracepção
    Este módulo proporciona uma visão geral da importância de planear a possibilidade de uma gravidez para todas as mulheres em idade fértil que sejam HIV positivas ou para aquelas que sejam HIV negativas e que estejam numa relação com um parceiro HIV positivo.
  • Bem-estar emocional das mulheres que vivem com o HIV
    Disponibiliza-se informação sobre a importância de questões relacionadas com o bem-estar emocional das mulheres que vivem com o HIV. Esta informação inclui aspectos relacionados com depressão, estigmatização, trauma e considerações emocionais em relação com a gravidez e a menopausa.
  • As mulheres e os ensaios clínicos sobre o HIV
    Este módulo de diapositivos analisa as diferentes respostas ao tratamento e a diferença nas taxas de inclusão dos ensaios clínicos entre homens e mulheres com HIV. Também são discutidos os factores por trás da sub-representação das mulheres nos ensaios clínicos e a importância de inscrever e reter as mulheres nos ensaios clínicos.
  • As mulheres e os testes ao HIV
    Analisa-se a epidemia do HIV nas mulheres, realçando a necessidade de melhorar os testes, o acesso ao tratamento e a prevenção da transmissão. Também são discutidas iniciativas para melhorar os testes ao HIV e a implementação prática das guidelines.
  • Apoiar a relação doente-profissional de saúde
    Apresenta-se uma visão geral da importância de uma relação de apoio positiva entre as mulheres e os seus prestadores de cuidados de saúde e sugerem-se recomendações para o estabelecimento dessa relação.
  • Crenças, espiritualidade e o HIV: tirar partido dos benefícios e superar as barreiras
    Este módulo proporciona uma visão geral do impacto das crenças, da espiritualidade e da religião nas mulheres que vivem com o HIV e destina-se a ser utilizado tanto por líderes espirituais como por profissionais de saúde.
  • O HIV e o envelhecimento
    Os desafios físicos e emocionais associados ao envelhecimento nas mulheres que vivem com o HIV são discutidos neste módulo. Os tópicos analisados incluem a menopausa, a saúde dos ossos e as mudanças neurocognitivas.

Publicações

  • Um peso emocional – o que é que passam as mulheres que vivem com VIH?
    As mulheres que vivem com VIH gozam de vidas mais longas graças aos avanços na gestão da doença. Consequentemente, os fatores relacionados com a doença e com o tratamento podem ter um impacto na saúde emocional em várias fases da sua vida. Este artigo, publicado em Positive Nation, salienta os desafios de saúde emocional que as mulheres que vivem com VIH enfrentam e inclui contribuições pessoais de membros da Women for Positive Action. Clique aqui para aceder ao artigo.
  • As mulheres HIV positivas nos ensaios clínicos: uma lacuna nos factos
    Este artigo, publicado na HIV Treatment Update, realça a importância de incluir mulheres nos ensaios clínicos, analisando diferentes respostas ao tratamento e a diferença nas taxas de inclusão dos ensaios clínicos entre homens e mulheres. Clique aqui para aceder ao artigo.
  • Sensibilizar para a escassez de mulheres nos ensaios clínicos sobre o HIV
    Este artigo de opinião, publicado na revista AIDS, aborda a actual sub-representação das mulheres que vivem com o HIV nos ensaios clínicos. O objectivo desta publicação é o de sensibilizar para a necessidade de as mulheres serem consideradas em todas as fases de um ensaio - durante a concepção, realização, interpretação, elaboração dos relatórios e aplicação da investigação clínica sobre o HIV - para que possam obter benefícios justos e equitativos desses estudos. Clique abaixo para aceder ao artigo.

    d'Arminio Monforte, Antonella; González, Lorena; Haberl, Annette; Sherr, Lorraine; Ssanyu-Sseruma, Winnie; Walmsley, Sharon L; on behalf of Women for Positive Action.Better mind the gap: addressing the shortage of HIV-positive women in clinical trials. AIDS. 2010;24(8):1091-1094.
  • Fé e espiritualidade na vida das mulheres que vivem com o HIV
    Publicado na revista Positively Women, este artigo discute a forma como a fé e a espiritualidade podem ajudar as mulheres a lidar com os desafios físicos e emocionais com que são confrontadas quando vivem com o HIV. O artigo realça que os líderes espirituais podem desempenhar um papel positivo no apoio às mulheres que têm o HIV e discute a forma como a integração da fé no tratamento da doença pode constituir uma parte importante dos cuidados a prestar para algumas mulheres. Clique aqui para aceder ao artigo.

    Este é um exemplar da revista Positively Women. No último ano, a Positively Women abordou vários problemas que afectam as mulheres que vivem com o HIV, incluindo: direitos humanos; viver com o HIV na prisão; gravidez e acesso a cuidados de saúde. Se for uma mulher que vive com o HIV e estiver interessada em assinar esta revista, queira telefonar para o número 020 7713 0444 ou escrever para o endereço de e-mail info@positivelyuk.org.

Próximas iniciativas

Há uma série de outras iniciativas que estão a ser desenvolvidas, pelo que deve voltar ao site em breve para saber quando é que estarão disponíveis. Estas iniciativas incluem:

  • Lacunas na investigação para o tratamento do HIV nas mulheres
    Com base nas evidências publicadas, este documento vai analisar as evidências disponíveis específicas do tratamento de mulheres com o HIV, e, muito importante, vai realçar onde é que faltam dados. Os problemas e as implicações destas descobertas para as mulheres com HIV, e para quem as trata, serão analisados, apresentando-se sugestões para a melhor forma de os abordar.
  • Artigo de destaque sobre a saúde emocional das mulheres com HIV
    As pessoas que sofrem do HIV estão a desfrutar de vidas mais longas devido aos avanços no tratamento da doença. Como consequência, os factores relacionados com a doença e o tratamento podem afectar a saúde emocional em várias etapas da vida. Este artigo vai realçar os desafios da saúde emocional que as mulheres que vivem com o HIV enfrentam.
  • Ligação Directa
    A Ligação Directa é um módulo simples baseado nas evidências, que suporta a comunicação eficaz entre as pessoas que vivem com o HIV e os profissionais de saúde. Destina-se a capacitar os doentes a fazerem perguntas sobre o HIV e respectivo tratamento, bem como a aumentar a compreensão dos médicos sobre as necessidades dos seus doentes.

Se precisar de mais informações sobre estas iniciativas educativas, contacte-nos.